A premissa da centenária Johnson & Johnson é aplicar a tecnologia em seu conceito fundamental: impactar positivamente a vida das pessoas. “Fomentamos um pensamento integrado que ajude a organização a ter um olhar digital na busca por soluções que atendam às necessidades dos nossos consumidores e clientes, por meio da tecnologia e dos dados”, fala Tomás Bouthemy, CX Marketing Director para Brasil e América Latina da J&J.
Segundo o executivo, para que o posicionamento apareça no dia a dia da empresa, os consumidores são colocados no centro, antes de qualquer tomada de decisão. “Mesmo sabendo que hoje nossa estratégia é multicanal ou phygital, impossível não traçar um paralelo entre a tecnologia e o ambiente digital, uma vez que este ambiente nos oferece diferentes possibilidades para gerar diálogos. Por isso, estamos sempre de olho nas tendências do mercado para nos mantermos próximos do nosso público”, afirma.
Os pilares de inovação e tecnologia têm sido reforçados na empresa, com mais investimentos e foco na jornada de transformação digital, por meio de ferramentas, plataformas e processos que garantam mais agilidade. “Cada vez mais, os processos de compra, pesquisa e aprendizado têm acontecido on-line e, por isso, a marca tem se construído de uma forma cada vez mais digital”, conta Bouthemy.
O executivo diz que a inovação sempre esteve presente no DNA de Johnson & Johnson e que, por isso, a marca se adaptar a essa nova realidade é um processo natural. “Temos muito orgulho da história centenária da empresa e da sua tradição em buscar soluções modernas para os consumidores e acredito que tudo isso reflete diretamente em nosso trabalho até hoje. Para satisfazer as necessidades desses consumidores, em rápida evolução, estamos proporcionando inovação em todas as nossas marcas, permanecendo ao lado dos consumidores”, diz.
Na hora de chegar até o consumidor, a Johnson & Johnson se propõe a explorar diferentes formatos, oferecer um grande portfólio de soluções e priorizar as comunicações. “Não é por acaso que passamos a adotar uma mentalidade Digital First baseada em quatro pilares: pessoas, processos, dados e tecnologia. A partir dessa mentalidade, estamos conseguindo levar inovação não só para as nossas marcas, mas também na forma como conduzimos os nossos negócios no cotidiano. Usar a tecnologia ao nosso favor também é uma forma de nos atualizarmos com o nosso público e atendermos às suas necessidades da maneira adequada, como a Johnson & Johnson sempre fez”, fala.
Comunicação
O foco das campanhas da empresa é colocar os consumidores no centro e gerar experiências e conversas de valor para eles e para as marcas.
Para os consumidores de Neutrogena e Neostrata, foi lançada recentemente a plataforma SkinLovers Slub pela qual é possível acumular pontos e trocá-los por novos produtos, além de acessar conteúdos atualizados semanalmente sobre cuidados com a pele, dicas e reviews de produtos.
No ano passado, foi feita uma parceria com a Amazon para incluir funcionalidades conectadas com o movimento #VamosCuidar na Alexa. “A inteligência artificial passou a informar os usuários sobre os seus cuidados diários, com notificações que os alertassem sobre sua saúde física e mental”, diz o executivo.
Em outubro de 2020, a marca desenvolveu um filtro especial para Instagram para ajudar na prevenção do câncer de mama. O filtro conduzia as mulheres, passo a passo, no autoexame, explicava quais alterações eram sinais de alerta.
“Acredito que esses sejam exemplos perfeitos da nossa missão como empresa: levar ciência e inovação para as casas dos nossos consumidores e criar reflexões sobre a importância do cuidado como o primeiro passo para uma vida saudável”, complementa Bouthemy.
Desenvolvimento da inovação
Para estar antenada às tendências, a Johnson & Johnson trabalha tanto com empresas parceiras como desenvolvendo as inovações internamente. “Buscamos aproveitar o melhor dos dois cenários. Dentro da Johnson & Johnson Consumer Health, desenvolvemos tecnologias e produtos exportados para todo o mundo, com um fortíssimo investimento em pesquisa e desenvolvimento para seguirmos inovando em nossas fórmulas e, acima de tudo, melhorarmos a saúde dos consumidores, com marcas que muitas vezes são sinônimo de categoria. Também acreditamos que as parcerias são essenciais. Por isso contamos e estamos sempre em busca de parceiros estratégicos, como startups que tenham conexão com o nosso propósito”, fala o executivo.
De acordo com a empresa, o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa de São José dos Campos (SP), que completa 50 anos em 2022, supre todo o mercado na América Latina no desenvolvimento de novos produtos ou adequando produtos que já existam para a realidade dos consumidores locais.
“Nossas inovações têm por premissa transformar profundamente a saúde da humanidade, devolvendo a saúde e o bem-estar em todas as fases da vida, desde a infância até a maturidade”, finaliza.