Skip to content Skip to footer

Gabriela Comazzetto, do TikTok: “o papel de um case é provocar o ecossistema”

Gabriela Comazzetto

Jurada do MMA Smarties 2022, Gabriela Comazzetto, Head de Soluções Globais para Negócios do TikTok, destaca a importância de as marcas estarem atentas aos novos tempos e se alinharem às transformações necessárias ao ecossistema da comunicação. 

Nesta entrevista, a executiva conta suas expectativas a respeito do prêmio, que tem objetivo de reconhecer as peças que unem tecnologia e criatividade. A cerimônia de premiação acontece no dia 18 de outubro, no Grand Hyatt, em São Paulo, com a presença de Marcello Serpa, Vitor Dicastro e Thiago Gringon..  

Diversidade 

A missão de compor um júri é dar visibilidade à diversidade na hora de escolher, votar e reconhecer uma campanha, trazendo esse olhar diverso para a tomada de decisão. E, mais do que isso, como que decisões contribuem para transformar o ecossistema em que estamos, tendo em vista que a missão do júri também é conseguir acelerar essa transformação por meio desse olhar e de escolhas capazes de premiar a diversidade.

Provocação

Os principais temas de Cannes este ano foram sustentabilidade, diversidade, equidade, inclusão, tecnologia e criatividade. Esse é um prêmio muito forte em criatividade e transformação de negócio. Quando eu olho para Cannes, acredito que a importância do festival é provocar a indústria a trazer, com mais efetividade, as mensagens das quais precisamos para transformar a publicidade. Então, todos os tópicos que eu comentei no início, foram muito abordados e quando vemos um festival dessa magnitude trazendo essas provocações como pilares fundamentais da comunicação, a gente espera que a transformação aconteça em uma velocidade muito mais rápida. Acredito que isso não afete só o Brasil, mas, sim, a indústria como um todo, de cada vez mais as marcas e as empresas se questionarem em relação a esses tópicos para que isso seja pauta de comunicação dessas marcas e que isso ajude a transformar o que comentamos há muitos anos, que a publicidade focou em um público específico e que as marcas, empresas e plataformas sejam o caminho dessa aceleração na transformação.

Autenticidade

Considerando o momento atual, entendo que o case para ser consistente e relevante deve trazer o olhar de diversidade, mas deve ser fiel ao que a marca quer transmitir. O desafio é entender como que a gente traz autenticidade quando estamos contando essas histórias. Eu diria que precisa ter diversidade, propósito e autenticidade como fatores muito importantes para considerarmos que estamos avaliando um case e decidir quais são de fato os vencedores que vão ajudar. Para mim, o papel de um case é provocar todo o ecossistema.

Valores

Os três pilares que eu usaria para avaliar são propósito, autenticidade e diversidade. Acredito que cases que não estejam atrelados a esses pontos não ajudam a passar mensagens verdadeiras e importantes em um contexto em que, sim, existe uma pressão da sociedade para que a publicidade mude e valorize pilares que por muitos anos não foram valorizados. A publicidade sempre teve um viés de comunicação muito único, sempre teve um olhar para uma classe específica da sociedade e como é que a gente faz a publicidade ser inclusiva, falar com tantos outros públicos e comunidades que por muitos e muitos anos não falou, com linguagem apropriada, trazendo verdade e autenticidade? Cases que não trazem isso estão perdendo cada vez mais espaço.

Inclusão

Eu espero ver diversidade, cases com propósito, capazes de transformar a publicidade, que não privilegiem uma comunidade específica e, sim, que sejam extremamente inclusivos. O que estamos buscando na publicidade é que ela seja um elemento de transformação. Minha expectativa é que a gente faça escolhas que ajudem a trazer essa transformação e, claro, tenham criatividade acima de tudo.

Estamos na Era da Participação, em que as pessoas querem participar, cocriar e integrar o que está sendo contado por uma marca. O quanto estamos desafiando essas marcas a convidar a comunidade a se transformarem em evangelistas dessa comunicação ou do que eles querem comunicar? Cadê os cases que estão dando voz para essa comunidade? Eu espero ver isso.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]