Estar atento ao espírito do tempo é uma das características que Felipe Silva, sócio e diretor de criação da Gana, espera encontrar nos cases que concorrem ao MMA Smarties. A premiação será entregue no dia 18 de outubro, em São Paulo.
Nesta entrevista, o criativo fala sobre suas expectativas para os cases que aliam criatividade e tecnologia para alavancar os negócios. Confira o que ele falou:
Momento único
É muito gratificante poder estar entre jurados tão importantes para o nosso mercado. Principalmente em um prêmio que tem realmente um potencial de apontar novos caminhos. Estamos em um momento importante da publicidade e é bom saber que podemos ajudar a ressaltar as coisas realmente relevantes que estão sendo feitas nesse mercado.
Questionamento
Eu acredito que os questionamentos que aconteceram em Cannes não sejam só para o festival, mas para a indústria da publicidade em geral. Precisamos olhar mais para dentro e trazer esses questionamentos para cada agência, cada veículo, cada premiação. É isso que espero fazer aqui no júri do MMA.
Atualidade
Um case consistente deve ter, primeiro, um insight verdadeiro e relevante, baseado nas pessoas e que tenha pertinência com a cultura. Depois, uma execução de alto nível técnico e estratégico. Não é só o craft e também não é só a estratégia. As coisas precisam andar juntas e realmente chegar até as pessoas para mover alguma coisa para a marca. Por último, acredito que o espírito do tempo, estar conectado com as grandes questões que estamos vivendo. Não dá para uma marca comunicar fora do tempo em que vivemos, como se a sociedade não fizesse diferença na postura das marcas.
Sem importância
Cases com falta de pertinência, que ignoram os contextos sociais e culturais e que falam muito com a publicidade e pouco com as pessoas reais já não fazem mais sentido.
Expectativa
Espero um alto nível de estratégia criativa e de craft criativo no júri do MMA Smarties. Veremos cases realmente verdadeiros e que tenham conseguido mudar o jogo trazendo resultados para as marcas.