Alvaro Garcia, VP de Marketing da Mondelez Brasil, destaca um dos paradoxos do momento no marketing: embora a tecnologia e a grande quantidade de dados permitam individualizar as experiências dos consumidores, não é tão simples fazer parte do dia a dia dos clientes. Nesta entrevista, o executivo também fala do projeto MorumBIS e das habilidades necessárias para um líder de marketing.
Confira:
Marketing Future Today – Qual a mudança mais significativa que você presenciou no marketing até hoje?
Alvaro Garcia – Acho que a mudança mais significativa que estamos vivendo hoje no marketing é o paradoxo entre a quantidade de informações e de ferramentas disponíveis para tomarmos decisões e impactar nossos consumidores e a dificuldade de realmente fazer parte da vida das pessoas, conectando-se a elas de forma verdadeira e profunda . Hoje, utilizando tecnologia, temos a possibilidade de entender nossos consumidores como nunca, customizar a mensagem ou oferta da forma mais individualizada possível, e depois mensurar tudo isso. Por outro lado, com a quantidade de estímulos e ofertas disponíveis e com a facilidade de acesso e troca entre as marcas que o omnichannel trouxe para todos nós, é cada vez mais difícil entrar na vida dos consumidores de forma relevante e frequente, como acontecia no passado. Muitas das relações que temos com marcas acaba sendo superficial e efêmera. Esse paradoxo vai exigir cada vez mais de nós, marqueteiros, o equilíbrio entre a tecnologia e a sensibilidade, combinando ciência e intuição, para saber extrair dos dados os insights que realmente vão conectar nossas marcas com as vidas das pessoas.
Leia mais:
Álvaro Garcia, jurado do MMA Smarties Brasil 2023, é entrevistado no Masters of Marketing
Retail Media by Mercado Ads | #01 | Mondelez e o consumo no e-commerce
MFT – Conte um projeto do qual você teve orgulho de participar?
AG – Tive o privilégio de ter participado de muitos projetos que tenho muito orgulho ao longo da minha carreira: lançamento de Smirnoff Ice, inúmeros projetos como Johnnie Walker e Smirnoff, relançamento de Ypioca, reposicionamento de Quem Disse, Berenice?, Lacta e Club Social, entre outros. Mas sempre falo que os meus melhores projetos são os que eu estou trabalhando agora. Nesse momento, estou com um carinho especial com o naming rights do Estádio MorumBIS. Esse projeto combina experiência de marca, parceria com um grande time de futebol, acesso a milhões de apaixonados por Bis e pelo São Paulo, e uma enorme possibilidade de fazer história. Temos uma grande ambição para esse projeto e estou aproveitando cada passo dele no momento.
MFT – Quais habilidades você acha essencial para um líder de marketing?
AG – Para liderar a empresa rumo ao crescimento e ao futuro, o CMO, ou líder de marketing, precisa ser um grande generalista, conseguindo se conectar com todas as áreas da empresa e com o universo fora dela. Precisa ser um líder que consiga navegar na incerteza, fazer as perguntas certas e buscar as pessoas e parceiros que consigam trazer as ideias para a vida. É fundamental ser alguém aberto à experimentação e ao novo, já que é impossível saber e acompanhar tudo o que está acontecendo em todas as frentes. Portanto, precisa dar espaço e criar o ambiente correto para o time testar novas ideias, aprender e construir novos caminhos de crescimento. E por fim, ser alguém que goste muito de pessoas e de relações, já que elas são o coração do nosso trabalho.
MFT – Quais temas estão na sua agenda para este semestre?
AG – Nossas expectativas para 2024 são positivas. Temos muitas inovações entrando no mercado nos próximos 15 meses, estaremos aumentando nossos investimentos nas nossas marcas significativamente, patrocinando grandes eventos e ampliando nossa distribuição de mercado. Temos a ambição de dobrar nosso negócio até 2030, e vamos continuar acelerando nosso crescimento nos próximos anos para chegar a esse objetivo.