Com foco em entregar soluções para que profissionais de marketing e negócios tirem o maior potencial possível da tecnologia mobile, a Branch vive um novo momento no Brasil e América Latina. O olhar para expansão e desenvolvimento de novos negócios soluções, bem como no fomento e fortalecimento de parcerias locais. “A Branch está investindo fortemente no crescimento móvel em toda a América Latina, como fizemos em outras regiões do mundo. Essa comunidade permite que as pessoas se reúnam, compartilhem seus conhecimentos ou pontos problemáticos e colaborem para ajudar umas às outras a crescer”, explica Mada Seghete, VP de marketing da Branch que, em entrevista ao Marketing Future Today, fala um pouco mais da estratégia da empresa para a região.
Marketing Future Today – Qual é o foco da Branch hoje e quais são as principais soluções e serviços que você oferece?
Mada Seghete – O foco da Branch é ajudar os profissionais a navegar pelas complexidades do ecossistema mobile em constante mudança, criar experiências multiplataforma que levem os usuários aos seus aplicativos e medir essas jornadas em todas as plataformas e canais. Estamos empolgados em ver todo o crescimento móvel no ecossistema latino-americano e estamos dobrando os esforços para oferecer nossos serviços aqui para ajudar a criar melhores experiências móveis. A Branch existe para marcas que precisam da solução de vinculação móvel mais confiável e de atribuição mais precisa para melhorar a tomada de decisões, acelerar o crescimento da conversão e aumentar o ROI.
MFT – Qual é o potencial da Branch na América Latina e quais as estratégias para a região?
Mada – Começamos no Brasil há alguns anos e notamos uma grande demanda pelos produtos que oferecemos. Algumas marcas tiveram desafios específicos com medição e deep linking que conseguimos resolver, e foi assim que conquistamos nossos primeiros clientes na América Latina – antes mesmo de termos uma equipe local. Este é um momento realmente especial na região, pois vemos várias startups e unicórnios em crescimento, especialmente em fintech, e essas empresas precisam de soluções confiáveis para gerar resultados de maneira consistente e ainda estar em conformidade com a privacidade. Além disso, as marcas tradicionais estão investindo cada vez mais no mobile como um canal chave. Os consumidores são mais móveis e interagem com as marcas em muitos canais, portanto, as marcas precisam melhorar a experiência do usuário, não apenas no celular, mas em todos os canais. Recentemente, vimos o aumento dos códigos QR trazendo clientes de plataformas offline para plataformas digitais. Esse é um exemplo de como alavancar vários canais e a Branch pode ajudar nisso.
MFT – Você pode falar sobre alguns casos de uso da região que ilustram o potencial da parceria com a Branch?
Mada – A Facily, um marketplace brasileiro de social commerce, usa nosso serviço de forma exclusiva para um recurso de compra em grupo, que ajuda os usuários a convidarem uns aos outros para construir um carrinho unificado e ganhar descontos. A Branch acompanha quem convidou quem e viabiliza a vertente social commerce, permitindo à Facily construir uma nova forma de fazer compras. Como o modelo de negócios da Facily é baseado no compartilhamento de produtos específicos com outros usuários, tivemos que trabalhar juntos para que pudéssemos criar e implementar uma solução que funcionasse para eles. Isso ajudou a marca a crescer muito rapidamente. A Rappi. por sua vez, usa os deep links da Branch para dimensionar campanhas de influenciadores e referências. Como a empresa estava crescendo rapidamente em várias cidades da América Latina, eles tiveram que gerenciar muitos influenciadores em cada região. Então, criaram sua própria plataforma, desenvolvida pela Branch, para influenciadores criarem seus próprios links personalizados da Branch com cupons em escala.
MFT – Quais são as oportunidades e desafios atuais no ecossistema martech?
Mada – Martech é, definitivamente, um segmento em crescimento para a Branch. Conformidade de privacidade e atender às expectativas do usuário são duas áreas principais que as equipes precisam considerar e se adaptar. As limitações das políticas de privacidade forçaram as empresas a evoluir suas estratégias de crescimento de aplicativos, adaptar seus métodos de medição e ser mais criativas em seus esforços de marketing. Há também um foco muito maior em dados próprios, canais próprios e orgânicos, e depender menos de plataformas de dados de terceiros e canais pagos para alcançar novos clientes. Com relação às oportunidades, nunca as empresas tiveram um conjunto tão interconectado de ferramentas de tecnologia de marketing para ajudá-las a aproveitar os dados de forma mais inteligente e fornecer aos usuários experiências mais personalizadas e omnicanal.
MFT – Como você acha que as mudanças recentes do setor afetaram os profissionais de marketing?
Mada – Os profissionais de marketing tiveram que se adaptar e aprender novas tecnologias e políticas de privacidade que podem variar de acordo com o país. Esses continuam a mudar à medida que surgem novas tecnologias e as pessoas estão mais preocupadas com seus dados. Todas essas mudanças exigem não apenas profissionais flexíveis, mas também um marketing muito mais técnico e orientado a dados. Temos mais colaboração com engenharia, modelagem de mix de mídia, análise, produto e inteligência de negócios do que nunca. Além disso, as equipes de marketing estão se tornando mais sofisticadas. Vemos isso na América Latina; as equipes são mais multidisciplinares, combinando branding, desempenho, dados e produto. Mobile é realmente a interseção de todas essas áreas. O mercado da América Latina sempre foi sofisticado em desempenho e anúncios pagos por muitos anos, mas está começando a se concentrar mais na experiência do cliente, personalização, privacidade e conformidade, por isso estamos empolgados em oferecer ao mercado soluções que abordam todos esses desafios.
MFT – Você pode comentar um pouco sobre o papel da tecnologia na criação de experiências de usuário mais eficazes?
Mada – A personalização é incrivelmente importante para encantar os usuários, exceder suas expectativas e proporcionar a melhor experiência do usuário. O papel da tecnologia é ajudar as empresas a aproveitar os dados de maneira inteligente (de maneira compatível com a privacidade) para dimensionar experiências personalizadas para os usuários. Por exemplo, a Branch potencializa experiências personalizadas de integração de aplicativos preservando dados contextuais por meio de uma instalação de aplicativo para que todos os usuários que abrem um aplicativo pela primeira vez possam obter uma experiência relevante para eles. Os consumidores estão usando mais canais todos os dias. Para as marcas, é particularmente importante entender todas as etapas da jornada do consumidor, como todos os canais se integram e como cada canal é usado, para que as marcas possam oferecer uma melhor experiência ao usuário, engajar mais e, finalmente, aumentar a receita.