Skip to content Skip to footer

Waze, McDonald´s e DPZ&T: mobilidade orientada à experiência

No ano de 2020, assim que foram estabelecidas as restrições de consumo de alimentos em restaurantes, fruto da pandemia, redes como o McDonald´s passaram a contar ainda mais com a tecnologia para ativar seus pontos de conexão com os consumidores e manter o nível de experiência das lojas no Drive Thru. Naquele momento, a parceria entre McDonald´s, DPZ&T e o Waze foram fundamentais para utilizar o potencial da mobilidade para resguardar a experiência, conveniência e, principalmente a segurança dos consumidores. Essa parceria se desdobrou em um projeto de integração entre Waze e Drive Thru.

O desafio: manter a experiência
Com as restrições de deslocamento, o Drive Thru se tornou uma plataforma ainda mais importante para o McDonald´s. Neste contexto, o desafio da rede, que possui 373 lojas no mapa do Waze, era manter o nível de experiência e prover os produtos de forma prática e segura. Lariane Duarte, gerente de marketing do McDonald´s Brasil explica que, mesmo com todas as restrições, continuar oferecendo experiencia era uma premissa importante. “O Drive Thru se tornou um dos lugares mais importantes em termos de comunicação da marca entregando conveniência e segurança, dois itens fundamentais para o consumidor em um momento de restrições. O Waze se tornou uma plataforma complementar muito importante porque, por meio dela, que as pessoas podiam se deslocar até o Drive Thru de forma segura e prática”, afirma Lariane.

A solução: tecnologia, mobilidade e praticidade
Neste contexto, a parceria que o Waze e o McDonald´s mantinham com a agência DPZ&T, em vários outros projetos, foi fundamental para a cocriação e o desenvolvimento rápido de formatos e possibilidades. Kaline Lessio, diretora-executiva de mídia da DPZ&T, explica que as funcionalidades da plataforma foram fundamentais para atender aos desafios do McDonald´s em um momento tão importante. “O McDonald´s, Waze e DPZ&T já possuíam uma parceria de inovação de muitos resultados. Foram pioneiros no formato Location Personalities direcionado a restaurantes que tinham serviço Drive Thru”, destaca Kaline.

O resultado: experiência com segurança
Com a aplicação do Location Personalities, o McDonald´s conseguiu, por meio do Waze, aumentar o número de ativações e ampliar a base de consumidores que se utilizaram do Drive Thru. “Essa funcionalidade nos gerou duas vezes mais navegações vinculadas às lojas do McDonald´s e Drive Thru, comparando o mês de maio com abril, foi um crescimento de 58% no engajamento”, pontua Lariane. De acordo com Kaline, da DPZ&T, o estágio posterior deste case foi complementar a força do Drive Thru como plataforma e o papel do Waze em gerar tráfego para fortalecer a comunicação. “Depois do foco na estratégia do Drive Thru, trouxemos o Méqui Sem Fila no Waze para que as pessoas que estivessem na rua e próximas a uma loja pudessem clicar sem sair da plataforma e conseguir fazer o pedido, pagar e apenas retirar nos restaurantes”, sinaliza a executiva da DPZ&T.

Inovação, cocriação e parceria
O McDonald´s foi uma das primeiras marcas no Brasil a utilizar as novas funcionalidades do Waze e se posicionar como uma marca utilitária. “Precisamos da tecnologia como aliada para atender melhor do que antes aos nossos consumidores. E o Méqui não ficou parado mesmo tendo fechado seus restaurantes. Nós entendemos que o momento exigia uma nova estratégia de ação e comunicação, reforça Lariane. Para Kaline, da DPZ&T, a parceria com o Waze e a proximidade e agilidade foram fundamentais.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]