Skip to content Skip to footer

Waze e Carrefour: integração, experiência e fidelização

Uma das grandes constatações do Carrefour no Brasil foi de que seus clientes preferem fazer compras pessoalmente. Ainda que eles naveguem online, pesquisem e se informem sobre os produtos, é na loja física que, na maioria das vezes, efetivam as compras. Isso mostrou, inclusive, que as lojas físicas são pontos importantes de fidelização da marca.  

Logo, desenvolver uma estratégia de curto e longo prazo e cobrir todos os pontos dessa jornada era vital para a rede durante a Black Friday em 2019. Os insights gerados desse case, que ocorreu pré-pandemia, serão cruciais para determinar as estratégias de jornada no pós-pandemia, considerando a importância do equilíbrio entre físico e digita na retomada que vem por aí.  

 O desafio: estratégia físico e digital 
 Com base nessa constatação da importância da loja física, o Carrefour tinha o desafio de reduzir a divisão entre físico e digital de seus consumidores, equilibrando os pontos da jornada. Para isso, precisava ampliar o tráfego de consumidores nas lojas aumentando a fidelidade do cliente e aprendendo mais sobre o que eles queriam e quando queriam.  

 A solução: enriquecer as experiências de mobilidade 

 Em parceria com o Waze, a rede desenvolveu uma campanha de 25 dias que culminaria na Black Friday. A liderança de marketing do Carrefour estudou as estratégias entre a rede varejista e o Waze e, após analisar o desempenho de buscas e pins, traçou uma estratégia enriquecendo as possibilidades da marca dentro do aplicativo. Isso foi feito por meio de uma campanha multiformato para exibir uma mensagem diferente a cada dia no Waze. O anúncio permitia, por exemplo, que os motoristas soubessem sobre descontos diários 

 O resultado: aumento de fluxo nos canais Carrefour 

 Quando comparados os números da Black Friday com a média de visitas, o Carrefour cresceu 112%, enquanto a categoria de supermercados subiu 56%. As mensagens do Carrefour Brasil chegaram a 5,8 milhões de pessoas em novembro de 2019. Na semana da Black Friday, as visitas aos supermercados aumentaram 33%. Quanto ao grande dia em si, as visitas às lojas de varejo do Carrefour cresceram 112% em relação à média corrente. A categoria de supermercados Carrefour, em particular, teve um aumento de 56% nas visitas.  

 

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]