Nas eleições municipais de 2020, a Ginga percebeu uma oportunidade para o Burger King interagir com seus consumidores. Os “santinhos” dos candidatos, que sujam as ruas e incomodam os eleitores, foram transformados em cupons de desconto na rede de fast-food. O case “Cupom Democrático” levou BRONZE na categoria PROMOÇÃO dos Smarties Brasil 2021.
A ação teve mais de 260 milhões de impactos orgânicos e gerou mais de R$ 350 milhões em mídia espontânea.
O BRIEFING
Foi a agência que mapeou a circunstância favorável para o anunciante. “Esse é um caso de uma oportunidade diretamente levantada pela Ginga. Temos um time de mineração e curadoria diária de oportunidades para realizar campanhas que promovam a marca, assets prioritários e gerar conversão (loja, delivery, app etc.) – briefings que seguem sempre ativos no entorno da marca”, explica Marcos Brabo, CSO da Ginga.
Ao perceber a insatisfação do público com a sujeira que os “santinhos” fazem às vésperas das eleições, a agência se comprometeu a tirar algo positivo da experiência que até então só tinha um lado ruim.
EXECUÇÃO
O time da Ginga percebeu que, no domingo anterior às eleições municipais, começaram a aparecer nas redes sociais menções com críticas à sujeira espalhada nas ruas com a prática dos “santinhos”. O time de estratégia entrou em contato com o time criativo, no squad de Burger King, e surgiu o Cupom Democrático.
“Era uma ideia que conseguiria perfurar a polarização, brincar com ela na forma da temática criativa de cada cupom, gerar alto buzz em um dia em que toda imprensa está focada nas eleições, além de estimular consumo em um dia que não é muito forte em girar vendas”, fala Brabo.
DEFINIÇÃO
Para ter direito ao desconto na compra de produtos no Burger King, os consumidores precisavam apresentar um “santinho” impresso de qualquer candidato em uma loja da rede de lanchonetes. A promoção havia sido previamente alinhada com as lojas.
“A campanha foi pontual e realizada nas redes sociais com conteúdos focados para o mobile, integrada às lojas físicas”, conta o executivo.
RESULTADOS E CONCLUSÃO
Os resultados superaram a expectativa. Foi gerada mídia espontânea no valor de R$ 350 milhões e o alcance da campanha foi de mais de 266 milhões.
“O case foi um sucesso em construir lembrança para a marca neste dia, tanto na categoria quanto na cobertura política”, finaliza.