O case “No Ad”, da LewLara\TBWA para Pague Menos, ganhou uma prata e um ouro em Mídia, no Festival de Criatividade de Cannes, neste ano. A ação retirava os anúncios antes de vídeos de primeiros socorros no YouTube, oferecendo segundos valiosos a quem estava em situação de emergência.
“Esse foi um momento histórico: o primeiro Leão da Pague Menos e o primeiro trabalho da Pague Menos com a Lew’Lara\TBWA. Foi daí que essa relação começou, com um trabalho lindo e que vem ao encontro da missão da Pague Menos. Cannes teve uma média de 27 mil peças inscritas, das quais menos de 3% foram premiadas. E nós, Lew’Lara\TBWA e Pague Menos, conquistamos 2 Leões em uma categoria com mais de 800 inscrições. É muito orgulho. Temos a convicção de que estamos no caminho certo”, completa Marcia Esteves, CEO e Sócia da Lew’Lara\TBWA.
Leia também
Pague Menos estrutura área de Retail Media: a Pague Menos Ads
Série de podcasts “MOM – Especial Cannes” estreia com José Saad Neto, da GoAd
A campanha nasceu a partir de um estudo detalhado que mapeou emergências de saúde que precisam de ação imediata, como massagem cardíaca, manobra de engasgo, identificação de AVC, respiração boca a boca e estancar sangramento. O segundo passo foi levantar os canais de primeiros socorros mais relevantes, fechar um patrocínio para desmonetizar os vídeos e, assim, tirar os anúncios veiculados antes ou durante a reprodução desses conteúdos.
Para ajudar na divulgação, criadores de conteúdo, marcas da indústria farmacêutica e mães influenciadoras que já recorreram a primeiros socorros foram convidados a falar sobre o assunto. Foram feitas parcerias com os canais Descomplica Enfermagem, Medical TV e Professor Emerson Marques.
O não anúncio da Pague Menos rendeu resultados importantes para a marca, com mais de 5 milhões de impressões de mídia, aumento de 31% no número de interações positivas, crescimento de 334% no número de curtidas da marca e mais de 40 reportagens publicadas na imprensa, totalizando 2,3 milhões de page views.
“Atingir esse marco nos traz imensa satisfação, pois reforça nosso compromisso em tornar a saúde mais acessível. A campanha ‘No Ad’, com sua abordagem inovadora, conquistou o público, alcançando 5 milhões de impressões e elevando as interações positivas com a marca em 31%. No entanto, o aspecto mais significativo foi o papel catalisador que a iniciativa desempenhou, transformando a maneira como conteúdos de saúde são promovidos”, comenta Renato Camargo, VP de Clientes da Pague Menos e Extrafarma.
Um desdobramento importante da campanha foi que, em dezembro de 2023, a própria plataforma do YouTube começou a discutir a possibilidade de desmonetização esses conteúdos e passar a destacar vídeos com instruções para casos de emergência.