De 15 a 17 de janeiro, foi realizada em Nova York a NRF 2023, considerada um dos maiores eventos de varejo do mundo. Antes mesmo de o evento começar oficialmente, já aconteceu um aquecimento em fóruns de discussão dos temas que seriam debatidos durante a feira.
Em um desses debates, o Google apresentou alguns insights sobre a Black Friday 2022. Ao falar de varejo, espera-se que a data seja um exemplo do uso de tecnologias e inovações para conseguir os melhores resultados, mas os dados mostraram uma realidade muito diferente. 98% das empresas pesquisadas não usaram disparos ou notificações automáticos para itens abandonados no carrinho e mais da metade não fez recomendações baseadas em históricos de navegação.
Como falar de futuro se tem tantas possibilidades já existentes que não estão sendo usadas em seu potencial máximo? Inovação não se faz só com disrupção e mudanças bruscas, mas com o pé no chão, todos os dias. O segredo de uma inovação bem-sucedida e que faz parte da cultura da empresa e do negócio é ter olhar para o futuro e fazer ganhos incrementais com consistência, um dia após o outro.
Não é preciso ser uma enciclopédia de inovações e tendências. É vantajoso absorver todo o conteúdo apresentado na NRF 2023, mas o que é necessário é ter 2 ou 3 ideias legais para levar para casa, implementar nos negócios e fazer disso um motor de energia e motivação para continuar crescendo pouco a pouco todo dia.
Celio Guida, Sócio fundador da Somma e Marketing Advisor