Um certo tom de pessimismo tomou conta da NRF 2023, no segundo dia do evento, que aconteceu entre 15 e 17 de janeiro, em Nova York. Os executivos, pesquisadores e economistas que apresentaram suas ideias abordaram, entre outros temas, as crises contínuas, que devem, nos próximos meses, desafiar mais uma vez o varejo e as demais indústrias. Para enfrentar esse cenário, além de inovação e resiliência, a atitude foi reverenciada.
Um case que exemplifica bem essa ideia é o que foi apresentado por Ron Coughlin, CEO da Petco. Durante o evento, ele contou que, em 2018, ao assumir a empresa, reposicionou a marca para o segmento de saúde e bem-estar para pets e pais de pets. Outro passo importante que deu foi investir nas lojas, mesmo sob a crítica de alguns especilistas, que o aconselhavam a mudar o modelo de negócio, desistindo das lojas.
O executivo creditou seu sucesso dos últimos anos a 3 alavancas principais. A primeira foi ter um time formado por pessoas com energia e vontade de fazer o que é certo, sem medo da mudança e sem ficar apoiado no status quo. A segunda foi seguir a máxima “big changes for big things“, ou seja, fazer mudanças grandes para os temas relevantes. De acordo com Coughlin, uma das alterações importantes que fez na empresa foi parar de vender produtos que não estivessem alinhados com a nova proposta de valor da companhia e abrir mão de US$ 100 milhões de faturamento anual que eles traziam.
Por último, ele destacou a importância de respeitar a missão e o propósito na prática. Ao descobrir que muitos americanos não levavam seus pets ao veterinário por conta do custo, por exemplo, ele se comprometeu a oferecer o serviço a custos mais baixos, mesmo comprometendo suas margens.
Celio Guida, Sócio fundador da Somma e Marketing Advisor