O mundo está voltando a se mover. O processo ainda é lento, com maior ou menor grau de normas restritivas de acordo com cada país e região. E isso gera uma perspectiva positiva para empresas e as comunidades, mesmo que seja para o longo prazo. Mas o mundo que estamos retomando está diferente. E continuará assim por muito tempo. As pessoas não só estão recalculando rotas, mas também suas prioridades. E isso impacta diretamente no consumo. Como atrair a atenção do consumidor para seu negócio nesta nova realidade? O segredo pode estar na mobilidade.
A pandemia está deixando marcas profundas no consumo e uma série de mudanças econômicas e de comportamento têm impactado na decisão de compra. As pessoas passaram a gastar mais com serviços, o e-commerce teve um crescimento exponencial, assim como a busca por conveniências como drive thru ou retirada em loja.
Independente da reavaliação de valores e escolhas, um fato é preponderante: os consumidores querem e precisam comprar em lojas físicas. E o carro ganha importância como transporte seguro e volta ao protagonismo da mobilidade urbana. Neste último ano, também aprendemos muito com os Wazers e seus novos caminhos em meio à pandemia. Quase 85% dos usuários, por exemplo, passaram a realizar várias tarefas em uma única viagem. A agilidade se tornou uma prioridade para 75% deles.
Mais pessoas nas ruas significa que uma janela de oportunidades volta a se abrir para as marcas. Neste contexto, o Waze está em uma posição única para aproveitar esse momento com ferramentas que ajudam negócios a impactar os consumidores em deslocamento. É o que chamamos de mobility marketing. Os quilômetros rodados por cada wazer no mundo revelam inúmeros insights estratégicos. Nosso trabalho, em parceria com empresas e agências, é compartilhar essa inteligência para criação de anúncios cada vez mais personalizados para o consumidor.
Ser relevante no contexto local
Outro ponto interessante que observamos nos últimos meses foi a necessidade de mais acesso à informação. Horário de funcionamento, se tem ou não sistema drive-thru. Ou seja, o conteúdo útil – prestador de serviço – é a grande tendência da jornada de consumo atual.
Este demanda já estava sendo analisada com atenção dentro do Waze, e, com o crescimento da pandemia, trabalhamos rápido para lançar o Location Personalities, um recurso que permite que as empresas mostrem as alternativas de retirada que oferecem diretamente no mapa do Waze. Assim, os motoristas podem pesquisar, filtrar e navegar para esses locais sabendo que poderão realizar suas compras de forma segura.
A Drogaria Araújo, de Belo Horizonte, foi uma das marcas a adotar o recurso. A rede utilizou o Location Personalities para divulgar as lojas que possuíam serviço de drive-thru. Com a ação, a empresa ganhou 3 pontos de market share na cidade e a alta demanda gerada pelos anúncios no app do Waze fez a rede reformular rapidamente a estratégia do serviço, ampliando para mais lojas. Já o McDonald’s lançou o recurso Peça Agora do Waze – um dos pilares do seu serviço “Méqui Sem Fila”. A funcionalidade permite que os motoristas façam pedidos pelo próprio app do Waze, antes mesmo de chegar ao drive-thru do restaurante.
Ajudar as pequenas empresas a se conectar com clientes e incentivar esses consumidores a comprar dos pequenos também faz parte da missão no nosso time do Waze Ads em todo o mundo. Lançamos este ano uma plataforma self-service onde o próprio empreendedor pode criar e gerenciar as campanhas: a Waze Ads Starter. Os PMEs têm acesso a novos formatos de anúncio no mapa; novos critérios de segmentação de publicidade por região geográfica; a possibilidade de enviar notificações por push para os clientes e de criar campanhas por tempo limitado. E a gente já comemora os resultados. Parceiros que investiram nos serviços da plataforma tiveram aumento de 20% no número de consumidores nos seus pontos de venda.
À medida que o comportamento de consumo muda e o reconhecimento de marca se torna mais desafiador, todos os minutos da jornada do cliente importam para os profissionais de marketing. . Nossa missão é conectar pessoas e marcas enquanto melhoramos a mobilidade. Ao estudarmos essas mudanças de comportamento, ajudamos nossos parceiros, grandes ou pequenos, a crescerem seus negócios. Estamos 100% focados nisso.