A vacinação e o fim das restrições impostas nas cidades em comércios e serviços traça um panorama de otimismo que já reflete no movimento nas ruas e no consumo. Para o varejo, o recado é claro: a temporada de compras já começou.
Os dados do Waze coletados no último mês mostram que as navegações para redes varejistas estão 17% acima do que no período pré-pandemia. O fluxo das lojas de departamento está 50% maior em comparação com setembro de 2019. E boa parte dos segmentos de varejo apontam crescimento de navegação expressivo, como farmácias (38%), lojas de móveis (32%), supermercados (24%), e lojas de artigos esportivos (9%).
Jornadas mais afetivas
O mundo voltou a se mover e, sem dúvida, essas jornadas estão muito mais emocionais. É o que observamos com o estudo “O valor do momento On-The-Go”, que realizamos em parceria com a consultoria Box1824. E isso ainda deve guiar o consumidor por muito tempo. Se o espontâneo perdeu força no período de maior restrição, o apelo afetivo tornou-se praticamente um imperativo. Entender essas motivações é fundamental para que marcas e negócios possam oferecer mensagens contextualizadas com os interesses do consumidor no calor do momento da tomada de decisão.
Existe uma oportunidade imensa de conversar com a emoção das pessoas e, neste sentido, as datas comemorativas se tornam momentos de grande valor. Se compararmos dados dos dois últimos anos, observamos que as sazonalidades continuam sendo grandes impulsionadoras de tráfego: a semana do Dia das Mães registrou aumento de mais de 25% nas navegações, enquanto a semana do Dia dos Namorados teve crescimento de 26%. Ou seja, o impulso afetivo falou mais alto até mesmo em um período em que o deslocamento ficou mais racional e planejado.
Mais tempo e cautela na hora de comprar
A Black Friday e o Natal ganharam ainda mais peso para o cliente e também para os varejistas – a estimativa é que tenham um fluxo maior do que em 2019. Mas o consumidor está mais planejado: cerca de 1/3 dos brasileiros devem antecipar as compras para garantir que os produtos desejados estejam em estoque e evitar tumultos – e a temporada de compras deve se estender até janeiro de 2022.
Se em 2020 as promoções foram super relevantes, em 2021 elas continuarão sendo um driver importante neste fim de ano. Atualmente, o consumidor está mais cauteloso com o que consome e busca cada vez mais aproveitar eventos promocionais para fazer a maioria das compras. É hora de manter sua marca ativa no momento momento mais quente da jornada, reforçando sua presença tanto para incentivar a antecipação das compras como para aumentar a relevância do negócio nos períodos de maior fluxo.
Físico e digital como aliados
A omnicanalidade veio para ficar. Mas embora os brasileiros digam que vão comprar mais online, 89% do total de vendas ainda é realizado em lojas físicas (dados IBGE 2021). É comum hoje o consumidor ficar ziguezagueando entre os canais até a decisão de compra. A regra do jogo agora é disponibilidade. Digital e físico satisfazem diferentes necessidades e entregam experiências únicas para o cliente. Quando a maioria das pessoas utilizam dois ou mais canais antes de adquirir um produto, a tendência é que gastem mais que os que consultam apenas um canal.
O consumidor já está nas ruas com necessidades novas
Com a evolução da vacinação e o contexto mais otimista, os brasileiros estão navegando mais para, além de consumir, entrar em contato com a natureza mesmo dentro da cidade. O fluxo para locais ao ar livre aumentou 77% em setembro de 2021 em comparação com o mesmo período de 2019. O carro ainda é o principal meio de transporte para todos esses momentos e, com Waze Ads, sua marca alcança o consumidor omnicanal no calor do momento da informação, da emoção, da decisão e das compras. Aposte em conveniência e mostre que você está próximo da rota das pessoas com criatividade, oferecendo diferentes tipos de serviços. Andar por aí, visitar o seu restaurante, loja predileta ou tomar um simples café com quem a gente gosta de estar junto. Tudo tem um sabor diferente agora, não? Já estamos de volta às ruas e está sendo empolgante.