Skip to content Skip to footer

Marketing Future Trends 2021 by MMA Latam

A MMA Latam lança, nesta semana, o MARKETING FUTURE TRENDS 2021, playbook anual de tendências relacionadas ao marketing, negócios e inovação. Nesta edição, ele está dividido em quatro grandes categorias: BRANDING, PLATAFORMAS, TECNOLOGIA e NEGÓCIOS. O conteúdo na íntegra está disponível a todo o mercado, basta se inscrever abaixo para realizar o download.

Dentre os principais destaques do playbook, nesta ediçao, está o fato de que, em 2021, as marcas seguirão tendo um papel importante, não só na tão esperada retomada econômica, mas no rumo que as relações entre pessoas, produtos e serviços tomará. Neste contexto, a McKinsey sinaliza, em um de seus artigos sobre o papel das marcas em contextos voláteis, que, na medida em que o cenário se torna mais complexo e os canais de contato ou plataformas de consumo se multiplicam, a confiança ganha ainda mais destaque.

“Os consumidores pulam de marca para marca, produto para produto e site para site. No entanto, a relevância é um elemento que permanece em alta. Sobretudo, porque marcas continuam sendo faróis de confiança. Quanto mais opções os consumidores têm, mais importantes esses faróis se tornam”. A pesquisa da McKinsey, que vem acompanhada desta análise, também mostra que as 40 marcas mais fortes do mundo renderam quase o dobro do retorno aos acionistas no índice Morgan Stanley Capital International (MSCI), considerando os últimos 20 anos. E a conclusão é que, para gerar esse resultado, elas se basearam em três pilares: ciência, personalidade e gestão.

Outro aspecto importante do levantamento é a digitalização de todas as coisas. Essa expressão determina o ritmo da vida cotidiana no pós-pandemia. O uso de plataformas digitais, seja para compras, entretenimento ou consumo de conteúdo, de fato, escalou, e isso traz novas perspectivas para o investimento em marketing. O Mobile Report, levantamento realizado pela Hibou, a pedido da MMA Latam, apontou, por exemplo, que 64,2% dos 5.172 entrevistados ampliaram significativamente o uso das redes no celular, o consolidando como hub multitarefas durante e no pós-pandemia.

Aproveite as análises, insights e contextualização de mais de 40 profissionais de marketing, negócios e inovação do Brasil e América Latina se inscrevendo abaixo:

    Sign Up to Our Newsletter

    Ritatis et quasi architecto beat

    [yikes-mailchimp form="1"]