O mobile tem sido, e será, uma fonte importante de movimentação de negocios publicitarios na América Latina, de acordó com o último report do eMarketer.
De acordo com a consultoria, que utilizou dados da Logan para mapear os investimentos publicitarios em seis mercados da região, a expectativa é que os investimentos em mobile no ano de 2021 cresça 15% e siga aumentando.
De acordo com Matteo Ceurvels, director de pesquisa LATAM & Spain do eMarketer, a participação dos meios tradicionais nos investimentos totais seguem caindo ante a uma alta do investimento em digital.
“A participação da publicidade na mídia tradicional no mercado de publicidade regional continuou a diminuir à medida que os formatos digitais se tornaram uma parte mais integrante das estratégias dos anunciantes. Na América Latina, a participação da mídia tradicional no gasto total com publicidade passará de 74,1% em 2017 para 56,8% ao final de 2021”, explica Matteo.
Para esse contexto, aponta o estudo, a Covid-19 serviu como um catalizador para um aumento no uso do e-commerce, smartphones e consumo de vídeo digital. O estudo, que mapeou Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Perú, também identificou que a publicidade móvil ocupa lugar central nas estratégias de marketing.
“A força do marketing móvel é um dos principais motores do crescimento dos gastos com publicidade na América Latina. Isso se deve ao fato de os consumidores passarem mais tempo em dispositivos móveis, juntamente com o crescente número de usuários de Internet que se conectam pela primeira vez, principalmente em dispositivos móveis. Dado o papel proeminente dos dispositivos móveis na vida dos consumidores, os anunciantes na América Latina começaram a adotá-los como parte integrante de suas estratégias e investimentos em mídia ”, afirma Juan Carlos Göldy, cofundador e diretor administrativo da Logan.