Na próxima quarta-feira, 31, durante o jogo entre Ceará e CSA, pela Copa do Nordeste, o TikTok Brasil protagoniza seu primeiro case global inédito. O aplicativo fechou uma parceria para transmitir, ao vivo, pela primeira vez na história da plataforma, um jogo de futebol. Em fevereiro, o TikTok havia selado um acordo global com o UFC para transmissão ao vivo de conteúdo relacionado aos campeonatos de MMA.
“O TikTok tem, cada vez mais, se tornado um espaço onde os fãs de futebol podem se conectar com conteúdo, times e jogadores, para criar seus próprios momentos e celebrar juntos. O esporte gera diversas emoções e faz com que as pessoas se unam. Estamos animados em trazer novas e inovadoras formas para conectar a comunidade fã de futebol no TikTok”, disse Kim Farrell, diretora de Marketing do TikTok para a América Latina, ao anunciar a parceria.
Além das transmissões, o TikTok também será o patrocinador oficial da Copa do Nordeste com presença de marca nas arenas e exibições do Nordeste FC, plataforma de streaming da competição que transmite os jogos para assinantes. De acordo com dados da própria plataforma, a hashtag #soccer já ultrapassa mais de 40 bilhões de visualizações globais no TikTok e #futebol já passou de 7 bilhões em menções.
Em 2020, o TikTok fechou uma parceria com a Copa do Brasil e, no início de 2021, com a UEFA Euro 2020, sendo a primeira vez que uma plataforma de entretenimento digital patrocinou um dos principais torneios da UEFA. Entre os times da Copa do Nordeste que possuem contas oficiais no TikTok estão Bahia, CRB, Ceará, Confiança, Sampaio Corrêa, Santa Cruz, CSA, ABC, Fortaleza, Vitória, Botafogo PB e Sport.
Negócios, marcas e parcerias
O investimento da plataforma no Brasil vai além de fortalecimento da marca. Em outubro do ano passado, o TikTok lançou sua primeira campanha no País com o mote “Começa no Tik Tok”, e também vem ampliando sua equipe orientada a negócios com foco em ampliar parcerias e aproximar as possibilidades das marcas.
Em dezembro, egressa do Facebook, Gabriela Chaves Schwery Comazzetto assumiu como head da operação brasileira. No mês de janeiro, Tatiana Gouveia, também do Facebook, passou a atuar como head of global business marketing. Em fevereiro, vindo da Verizon Media, Léo Khede assumiu a área de Agency Sales. E, na semana passada, Yuri Mussoly, que estava na DPZ&T, iniciou sua atuação como head de criação.
Nas últimas semanas, o Tik Tok esteve presente em agências como Publicis, Lew Lara e outras, com treinamentos às equipes. A ampliação das áreas de negócios vem possibilitando cases com marcas como Vivo, Netflix, Itaú, Apple e Samsung.