A Globo lançou, nesta semana um hub de conteúdo e inovação orientado à Black Friday, uma das datas mais importantes para os negócios no Brasil. Um dos principais objetivos da plataforma é fornecer subsídios, insights e informações que ajudem as marcas a basearem suas estratégias levando em consideração aspectos de hábitos dos consumidores e novas tecnologias.
“Acreditamos que existem milhões de oportunidades que podem ser exploradas nas estratégias de comunicação das marcas para a Black Friday 2021 e que esse leque de possibilidades ganha ainda mais corpo quando trabalhado com antecedência, aplicando inteligência de dados e usando o apoio de parceiros estratégicos para que os anunciantes tenham o melhor retorno possível sobre seus investimentos”, diz Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.
Ainda de acordo com a executiva, “esse caminho pode ser bastante beneficiado com o apoio da tecnologia, atrelada a conteúdos de qualidade, no desenvolvimento de ações e projetos comerciais que diminuam a fricção entre desejo de consumo e compra, especialmente em uma data em que ofertas e descontos têm tamanho apelo no momento da decisão do consumidor”, completa a diretora.
Lançado durante um evento online, o projeto é composto por uma trilha de pesquisa e insights inéditos, além de discussões sobre como engajar os consumidores e quais os novos caminhos para uma comunicação eficiente e assertiva, focada em conversão. Contempla, ainda, um plano comercial pautado pela inteligência de dados, com olhar acurado para a inovação e potencial de impactar os brasileiros nas telas mais convenientes para os diferentes momentos de consumo.
Pesquisa realizada pela Globo, disponível na Plataforma Gente , mostra, por exemplo, que apesar de 57% dos brasileiros ouvidos considerarem que a situação financeira piorou em 2020 e início de 2021, 51% deles têm expectativas de que o cenário melhore ainda no segundo semestre deste ano. Melhora que pode representar uma retomada de consumo, que será acompanhada por importantes mudanças de hábitos. Entre elas, está a consolidação de comportamentos que mostram que os consumidores estão: mais planejados, exigentes com relação à agilidade e praticidade, conscientes de seu papel na sociedade e criteriosos quanto à experiência de compra.
E tantas mudanças levam, inevitavelmente, à necessidade de reinventar também a comunicação, para adaptar o discurso das marcas à nova realidade competitiva do mercado. Apesar de 49% das pessoas afirmarem que encontram, no ambiente digital, dados disponíveis e úteis sobre os produtos de interesse, para 52% delas existe excesso de informação online, dificultando a decisão. Além disso, 57% dos ouvidos afirmam que o atendimento via chat online é muito raso, não auxiliando com as informações necessárias, o que faz com que 59% prefiram que alguém explique sobre os produtos, antes da efetivação da compra.