Na última sexta-feira, 12, pela segunda vez, mais de 40 marcas se juntaram em um tuitaço em prol do distanciamento social em meio ao agravamento no número de mortos em função da Covid e o acirramento das medidas de distanciamento. A primeira vez que o tuitaço ocorreu foi em março do ano passado, logo que a pandemia foi declarada e as restrições se tornaram presentes. A thread, puxada pela LivUp e 99, teve adesão de marcas como O Boticário, Itaú, Eudora, OLX, Dove, Brastemp, Nestlé, Rexona e muitas outras.
Em matéria recente, publicada no Marketing Future Today, o tema ativismo de marca ganhou novos significados em meio às discussões sobre ESG. E o case acima, ilustra, na essência, a importância de marcas se posicionarem e colocarem seu poder de alcance a favor de causas.
Levantamento da Kantar, publicado no ano passado, mostrou que os consumidores cobram posicionamento das marcas, sobretudo, em meio a um contexto de pandemia. Para 48% dos entrevistados, as marcas devem dar exemplo e liderar a mudança. Outros 35% apontaram que elas possuem a responsabilidade de utilizar conhecimento e poder para informar os consumidores.