Em evento especial realizado na noite desta quinta-feira, 26, em São Paulo, o C-Club , direcionado a um grupo de C-Levels de agências e anunciantes, o Mercado Ads, unidade de negócios do Mercado Livre, celebrou o crescimento de 90% em receitas no primeiro trimestre de 2022. Praticamente o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior. O evento contou com a presença de Chris Barton, fundador do Shazam, que falou sobre suas experiências em inovação e transformação digital.
Esse avanço, como explica Fabiana Manfredi, Head de Mercado Ads no Brasil, se dá por uma conjunção de fatores que fazem do e-commerce e do marketplace plataformas cada vez mais importantes do ponto de vista de mídia. “O Retail Media é uma terceira onda muito importante e os investimentos que fizemos em tecnologia e produtos, além das parcerias estabelecidas com as marcas vêm nos possibilitando esse crescimento acelerado”, destaca.
A executiva ainda reforça a importância da proximidade com as marcas e agências, muito além do que branding e performance, mas, sobretudo, para lidar com dinâmicas de negócios. “Muitas vezes uma empresa precisa entender como resolver um desafio de logística ou a experiência de um produto na ponta. E essas soluções surgem a partir dessa interlocução e proximidade cada vez maior com nossos parceiros”, frisou.
Outro aspecto importante do Mercado Ads, como explica Fabiana, é a força e a demanda pelo First-party data. “Esse dado da jornada que expressa todo um ciclo de consumo dos consumidores é um diferencial importante e algo cada vez mais demandando pelas empresas, sobretudo em um contexto em que vivemos onde existe uma conscientização e atenção cada vez maior para a aplicação de dados”, ressalta.
Outro elemento importante da história recente do Mercado Ads foi a integração com o Mercado Pago, o que possibilitou a ampliação das entregas de estratégias de negócios e comunicação integradas de agências, marcas e vendedores. “Como Mercado Ads, temos três diferenciais principais: audiência massiva com mentalidade de compra, soluções por toda jornada de decisão, e dados prioritários que só um marketplace pode oferecer”, ressalta Fabiana. “Nosso objetivo é demonstrar o impacto que a publicidade digital em e-commerce tem, com o apoio de toda expertise de insights, e ajudar nossos anunciantes a alcançarem seus objetivos e estratégias de marca”, completa a executiva.
Liderança em Retail Media
Como parte dessas ações, Mercado Ads também está reposicionando a marca e reforçando seu potencial em Retail Media. O projeto, desenvolvido em parceria com a agência de publicidade GUT, foi apresentado em primeira mão no evento.
No Retail Media, as marcas encontram nas lojas online um espaço no qual podem vender seus produtos, mas também divulgar suas marcas. Isso permite impactar o consumidor que está navegando e buscando, com a intenção de adquirir um produto ou serviço. “Retail Media é considerada a terceira onda da publicidade digital, e o desafio é como marcas e vendedores capitalizam essa oportunidade para acelerar seus negócios”, explica Fabiana.
“Mercado Ads pretende aumentar sua exposição de forma mais ousada e ampliar os diferenciais e vantagens competitivas para ganhar ainda mais relevância como canal de marketing. É fundamental evoluir essa comunicação e nossos resultados têm mostrado o real valor do Mercado Ads para clientes e para ganhar confiança em todos os públicos”, finaliza Pablo Garcia, Vice-presidente de Marketing Commerce Mercado Livre.
Atualmente, no Mercado Ads, cerca de 100 mil anunciantes entregam mensagens a mais de 135 milhões de usuários únicos por mês em toda a América Latina, com recursos de branding e performance para toda a jornada de compra. Em 2021, Mercado Ads computou mais de 2 bilhões de cliques em anúncios com mais de 94% de efetividade em campanhas para conhecimento de marca. Já anunciantes e vendedores têm a possibilidade de vender três vezes mais do que vendedores que não anunciam. Tais números demonstram a força do Retail Media e a importância de ter uma estratégia robusta de publicidade para atingir mais clientes.