A relação entre marca e paixão é direta e quando existe um equilíbrio entre entrega de valor e experiência, a combinação é perfeita. No caso da Mastercard, o tripé de tecnologia, inovação e paixão é essencial para fazer a marca navegar em novos tempos. Ao Marketing Future Today, em participação especial ao CMO UNPLAYBOOK, Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação da Mastercard, apontou as habilidades e desafios do líder de marketing neste 2021 e deu uma perspectiva sobre tecnologias e conceitos que estão na ordem do dia. Dentre as ações que a Mastercard vem realizando, Sarah destacou a aproximação da marca com o mundo dos games, por meio de um acordo global com a Riot, em vigor desde 2018, a desenvolvedora de League of Legends, jogo com mais de 100 milhões de players no mundo.
Marketing Future Today – Quais as habilidades cruciais para os profissionais de marketing neste ano de 2021?
Sarah Buchwitz – A quarentena trouxe aprendizados valiosos para todos os campos de atuação, mas as áreas de marketing e comunicação sairão da pandemia com um olhar mais voltado ao consumidor e às necessidades e movimentos da sociedade. Acredito que, para 2021 e o futuro em geral, algumas das habilidades cruciais que os profissionais de marketing terão que continuar a desenvolver são flexibilidade, agilidade, ter a visão do consumidor e assumir riscos. Ter muito tempo para planejar ações será cada vez mais uma coisa do passado. Por isso, rapidez para realizar análises de mercados e a capacidade de transformar essas análises em insights para o negócio e em ações para o consumidor serão essenciais. Mais do que nunca, o marketing terá que buscar constantemente novas ideias e desenvolver campanhas que encantem os clientes e atendam suas necessidades.
MFT – Quais os temas prioridades para você como líder de marketing neste 2021?
Sarah – Na Mastercard, a prioridade da área de Marketing e Comunicação para 2021 será garantir que nossos produtos e soluções impulsionem a preferência pela marca entre clientes e consumidores. Essa construção da marca é contínua. Além disso, tivemos bons resultados sobre o nosso investimento em grandes paixões, onde atuamos com nossos patrocínios. Desde 2018, a Mastercard é parceira da Riot Games, sendo a primeira patrocinadora global da maior plataforma de esportes eletrônicos do mundo. Em janeiro deste ano, anunciamos o patrocínio ao Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). Essa é uma estratégia que vem funcionando muito bem para nós: na 7ª edição da Pesquisa Game Brasil 2020 (PGB), fomos eleitos a marca de cartões mais lembrada pelos gamers e seguiremos atuando nesse tipo de patrocínio.
MFT – Quais as tecnologias e tendências que estão no seu foco de estudo e análise?
Sarah – As grandes tendências e tecnologias que mais chamam a minha atenção e que acredito que sejam essenciais são a Inteligência Artificial, para maior otimização e construção de criativos; a nova tecnologia 5G, para conexões mais rápidas; e o estudo da neurociência. Com uso de IA conseguimos fazer campanhas e promoções exclusivas para cada cliente e isso nos ajuda a chegar ao coração de nossos consumidores. Acredito que em 2021 o uso de ferramentas de IA, que já estão incorporados em nosso dia a dia, será ainda maior. Além disso, a chegada do 5G ao país nos permitirá conexões melhores e mais rápidas, diminuindo o tempo de downloads, ampliando as áreas de cobertura e garantindo conexões mais estáveis. Por fim, o neuromarketing, campo de estudo que une o marketing à neurociência e nos ajuda a compreender em profundidade as motivações por trás do comportamento dos consumidores. Esse tipo de conhecimento auxilia marcas a entenderem de forma mais fiel quais são os principais motivadores de compra e de preferência de seus consumidores.
MFT – Qual frase definiria o papel do líder de marketing no processo de transformação digital das empresas?Sarah – “Fewer, bigger, better”, e adicionaria “connected” e human centric. Em um mundo em que o consumidor está cada vez mais conectado e vem sendo bombardeado por publicidade nos mais diferentes canais, ter uma mensagem coerente e direcionada para o seu target será essencial. Quando bem elaborada, essa mensagem única causa maior impacto, e traz maior propósito para a marca. Além disso, quando a marca constrói relações de humanos para humanos, ouvindo realmente suas necessidades, elas se tornam parte do estilo de vida desses consumidores.