Skip to content Skip to footer

“Os games refletem nosso investimento em paixões”, diz CMO da Mastercard

A relação entre marca e paixão é direta e quando existe um equilíbrio entre entrega de valor e experiência, a combinação é perfeita. No caso da Mastercard, o tripé de tecnologia, inovação e paixão é essencial para fazer a marca navegar em novos tempos. Ao Marketing Future Today, em participação especial ao CMO UNPLAYBOOK, Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação da Mastercard, apontou as habilidades e desafios do líder de marketing neste 2021 e deu uma perspectiva sobre tecnologias e conceitos que estão na ordem do dia. Dentre as ações que a Mastercard vem realizando, Sarah destacou a aproximação da marca com o mundo dos games, por meio de um acordo global com a Riot, em vigor desde 2018, a desenvolvedora de League of Legends, jogo com mais de 100 milhões de players no mundo.

Marketing Future Today – Quais as habilidades cruciais para os profissionais de marketing neste ano de 2021?
Sarah Buchwitz –
A quarentena trouxe aprendizados valiosos para todos os campos de atuação, mas as áreas de marketing e comunicação sairão da pandemia com um olhar mais voltado ao consumidor e às necessidades e movimentos da sociedade. Acredito que, para 2021 e o futuro em geral, algumas das habilidades cruciais que os profissionais de marketing terão que continuar a desenvolver são flexibilidade, agilidade, ter a visão do consumidor e assumir riscos. Ter muito tempo para planejar ações será cada vez mais uma coisa do passado. Por isso, rapidez para realizar análises de mercados e a capacidade de transformar essas análises em insights para o negócio e em ações para o consumidor serão essenciais. Mais do que nunca, o marketing terá que buscar constantemente novas ideias e desenvolver campanhas que encantem os clientes e atendam suas necessidades.

MFT – Quais os temas prioridades para você como líder de marketing neste 2021?
Sarah –
Na Mastercard, a prioridade da área de Marketing e Comunicação para 2021 será garantir que nossos produtos e soluções impulsionem a preferência pela marca entre clientes e consumidores. Essa construção da marca é contínua.  Além disso, tivemos bons resultados sobre o nosso investimento em grandes paixões, onde atuamos com nossos patrocínios. Desde 2018, a Mastercard é parceira da Riot Games, sendo a primeira patrocinadora global da maior plataforma de esportes eletrônicos do mundo. Em janeiro deste ano, anunciamos o patrocínio ao Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). Essa é uma estratégia que vem funcionando muito bem para nós: na 7ª edição da Pesquisa Game Brasil 2020 (PGB), fomos eleitos a marca de cartões mais lembrada pelos gamers e seguiremos atuando nesse tipo de patrocínio.

MFT – Quais as tecnologias e tendências que estão no seu foco de estudo e análise?
Sarah –
As grandes tendências e tecnologias que mais chamam a minha atenção e que acredito que sejam essenciais são a Inteligência Artificial, para maior otimização e construção de criativos; a nova tecnologia 5G, para conexões mais rápidas; e o estudo da neurociência. Com uso de IA conseguimos fazer campanhas e promoções exclusivas para cada cliente e isso nos ajuda a chegar ao coração de nossos consumidores.  Acredito que em 2021 o uso de ferramentas de IA, que já estão incorporados em nosso dia a dia, será ainda maior.   Além disso, a chegada do 5G ao país nos permitirá conexões melhores e mais rápidas, diminuindo o tempo de downloads, ampliando as áreas de cobertura e garantindo conexões mais estáveis. Por fim, o neuromarketing, campo de estudo que une o marketing à neurociência e nos ajuda a compreender em profundidade as motivações por trás do comportamento dos consumidores. Esse tipo de conhecimento auxilia marcas a entenderem de forma mais fiel quais são os principais motivadores de compra e de preferência de seus consumidores.

MFT – Qual frase definiria o papel do líder de marketing no processo de transformação digital das empresas?Sarah – “Fewer, bigger, better”, e adicionaria “connected” e human centric. Em um mundo em que o consumidor está cada vez mais conectado e vem sendo bombardeado por publicidade nos mais diferentes canais, ter uma mensagem coerente e direcionada para o seu target será essencial. Quando bem elaborada, essa mensagem única causa maior impacto, e traz maior propósito para a marca. Além disso, quando a marca constrói relações de humanos para humanos, ouvindo realmente suas necessidades, elas se tornam parte do estilo de vida desses consumidores. 

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]