Nunca houve tantas oportunidades de conhecimento e conexão com os consumidores como agora, explica Ivette Chalela, Diretora Waze Ads Latam, na entrevista que concedeu ao playbook Mobile & Destination Marketing Experience feito pela MMA Latam para o Waze Ads. A executiva reforça o papel da mobilidade na retomada econômica e as oportunidades que podem ser geradas fruto da parceria entre marcas e comunidades.
Marketing Future Today – Como a pandemia mudou o comportamento dos usuários do Waze na América Latina?
Ivette Chalela – Tem sido muito interessante ver que algumas tendências importantes que antecipamos por meio da análise dos dados de mobilidade no Waze estão ganhando relevância em diferentes mercados. Desde o início da pandemia, estudamos outros países e algumas mudanças notáveis no comportamento do consumidor em torno de novos modelos de atenção, relevância e experiência dos pontos de venda físicos versus o crescimento do comércio eletrônico e da adaptação digital. No segundo semestre de 2020, o consumidor estava mais organizado, antecipando as temporalidades, como observamos nas compras de final de ano: o volume de navegação deixou de ser tão concentrado em relação a 2019.
– Baixe o playbook Mobile & Destination Marketing Experience feito pela MMA Latam para o Waze Ads
MFT – Qual é o desafio de gerenciamento de dados com mudanças tão rápidas nos padrões de consumo?
Ivete – Do ponto de vista da publicidade, o conhecimento que podemos gerar sobre nosso consumidor, já que na maioria das empresas temos uma grande quantidade de dados, que são armazenados em silos, não interconectados e com pouco talento para identificar insights e tomar decisões com base nesses dados. O marketing deve se adaptar a um novo consumidor que passa pelos pontos de contato da comunicação. Diferentes perfis e ocasiões de compra devem ser considerados e trabalhados como parte de uma única estratégia. Iniciativas e colaboração são necessárias para uma melhor medição dos resultados da campanha em todos os canais. Por exemplo, use clusters de consumidores para criar campanhas e oferecer uma experiência personalizada. É aqui que os dados comportamentais baseados no movimento e no momento específico em que os consumidores se movem, de um ponto a outro, aparecem como um ponto de contato muito estratégico.
Nunca houve tantas oportunidades de conhecimento e conexão com os consumidores como agora, explica Ivette Chalela, Diretora Waze Ads Latam, na entrevista que concedeu ao playbook Mobile & Destination Marketing Experience feito pela MMA Latam para o Waze Ads.
MFT – Qual tem sido o papel da mobilidade neste período pandêmico?
Ivete – Quando a pandemia chegou, em 2020, e fechamentos foram anunciados em todo o mundo, vimos uma queda drástica na quilometragem adotada. Embora estejamos esperançosos para 2021, ainda existem desafios que teremos de enfrentar e que afetarão nossos negócios. À medida que a pandemia continua a evoluir, continuaremos a enfrentar qualquer desafio, fornecendo aos nossos usuários soluções que garantam que estejam atualizados e estejam cientes das ofertas comerciais enquanto fazem suas viagens essenciais. Estamos focados em continuar a trabalhar para melhorar o aplicativo e os produtos que oferecemos para beneficiar a mobilidade no país e no mundo. Um dos nossos principais objetivos têm sido aproveitar a tecnologia e comunidade para ajudar os usuários que precisam de informações em tempo real sobre a situação de saúde em sua cidade.