Em um momento em que muito se fala sobre tecnologia, criatividade será ainda mais essencial. Essa é a defesa de Marcia Esteves, CEO da Lew’Lara\TBWA. Segundo Marcia, o contexto de pandemia e volta ao lar, fizeram com que as relações fossem transformadas e que muitas prioridades mudem, logo, um reflexo direto também na dinâmica de consumo.
“O mundo todo agora é uma nova escola de como nós, seres humanos, vamos nos relacionar com ele. O desafio será implementarmos um modelo flexível de trabalho, garantindo capacitação, integração e cultura”, explica, destacando, em entrevista ao Marketing Future Today, alguns dos desafios dos líderes neste ano.
Marketing Future Today – Quais as habilidades cruciais para os profissionais de marketing, inovação e negócios neste ano de 2021?
Marcia Esteves – Resiliência. Cuidado e gestão de pessoas. E coragem.
“Continuaremos enfrentando tempos desafiadores, mas preferimos enxergar como uma oportunidade de nos fazermos ainda mais relevantes. Em tempos de transformação, teremos que ser disruptivos, usando dados, estratégia e criatividade”
MFT – Quais os temas prioridades para você como líder 2021?
Marcia – Em 2020, com o contexto e dificuldade que passamos, ficou mais que claro que, se as pessoas ainda não eram prioridades para alguns, passou a ser. São nosso maior e mais importante ativo. A sociedade vai continuar se transformando de forma muito rápido e precisaremos nos transformar à medida que esta disrupção acontecer, para que possamos conectar marcas e pessoas. Minha prioridade continuará sendo entender as pessoas e estudar seus comportamentos. Continuaremos enfrentando tempos desafiadores, mas preferimos enxergar como uma oportunidade de nos fazermos ainda mais relevantes. Em tempos de transformação, teremos que ser disruptivos, usando dados, estratégia e criatividade.
MFT – Quais as tecnologias e tendências que estão no seu foco de estudo e análise?
Marcia – Temos na rede TBWA, o NEXT, um estudo que conta com mais de 60 relatórios confiáveis de tendências revisados e analisados. filtrado por relevância e de acordo com o que provavelmente terá impacto global e escalonável. Através deste estudo, podemos entender que e-commerce já é uma realidade. E estamos muito focados em voz e internet TV, que acreditamos que irão modificar a forma como vivemos e automaticamente, a forma como fazemos comunicação e propaganda.
MFT – Qual frase definiria o papel de um líder neste ano?
Marcia – Igual a sapato novo: a gente ama, sabe que faz diferença no look, que tem a cor e o tamanho certo, mas precisa amaciar, ganhar o formato. Em 2020, a gente comprou o sapato novo, em 2021, precisamos que ele tome forma e fique mais confortável. Para o próximo ano, acho que todos nós buscaremos um pouco mais de conforto, sem perder as inovações e transformações que 2020 trouxe.
“O mundo todo agora é uma nova escola de como nós, seres humanos, vamos nos relacionar com ele. O desafio será implementarmos um modelo flexível de trabalho, garantindo capacitação, integração e cultura”
MFT – O que você enxerga de tendências em relação ao negócio das agências, e quais os desafios?
Marcia – Criatividade continuará sendo o diferencial do nosso negócio. O que nos move e o que nos diferencia. Acho que a nossa vida será modificada de forma substancial depois que a pandemia passar. O que me parece é que depois da volta ao lar, as relações vão se transformar, as prioridades de cada indivíduo e da sociedade civil como um todo serão transformadas, porque serão construídas sobre novos alicerces. O mundo todo agora é uma nova escola de como nós, seres humanos, vamos nos relacionar com ele. O desafio será implementarmos um modelo flexível de trabalho, garantindo capacitação, integração e cultura.