Skip to content Skip to footer

Hermann Mahnke assume áreas de marketing e CX na matriz da GM

Até então CMO da América do Sul para a Chevrolet, Hermann Mahnke assume um novo desafio atuando diretamente da matriz da GM, nos Estados Unidos. O executivo, que está há 25 anos na empresa, atua agora como Marketing Customer Experience Director. Hermann foi eleito o 4º CMO mais efetivo da América Latina e contribuiu para colocar a marca entre as Top 10 da região.

“Estou muito feliz com essa oportunidade. Tenho uma trajetória de 25 anos na GM. Atualmente, temos recursos tecnológicos e um mar de dados a nossa disposição para promover sempre a melhor experiência para o cliente que está mais exigente do que nunca”, conta Hermann. Ao Marketing Future Today, ele fala sobre a nova fase e reforça a importância da conexão entre marketing e CX.

Marketing Future Today – Pode dar um contexto da importância dessa nova posição?
Hermann Mahnke –
Ela traz o desafio de conectar todos os avanços que temos hoje, como a disponibilidade de dados e inteligência artificial; o ambiente digital em constante transformação e o momento de disrupção da própria indústria automobilística, para entregar a melhor experiência para o cliente. Sabemos que o mercado americano é bastante desenvolvido, altamente exigente e está exposto à vanguarda da inovação; portanto é preciso amarrar tudo isso e agregar à experiência de marketing da Chevrolet. Em 25 anos de GM, estou muito feliz por estar diante de uma nova oportunidade e com novos desafios, que me tiram da zona de conforto e me fazem seguir evoluindo, assim como a nossa indústria.

MFT – Como a Chevrolet respondendo à revolução vivida pelo setor de auto?
Hermann –
Sem dúvida a indústria automotiva está em um de seus momentos mais revolucionários. Estamos migrando para a mobilidade 100% elétrica e a General Motors está liderando esse processo em nível global. Trabalhamos com uma visão de mundo que chamamos de Zero Zero Zero: zero emissão, zero acidente e zero congestionamento. Isso tudo associado ao nosso objetivo de ser a empresa mais inclusiva do mundo.  A marca Chevrolet está inserida nesse contexto e segue o mesmo caminho. Só para citar alguns exemplos, nos últimos anos, lançamos na região sete novos modelos de veículos, sempre com evolução em conectividade, tecnologia, segurança e mais eficientes no consumo de combustível e emissões de gases. Na frente de marketing, digitalizamos toda a jornada do consumidor e conseguimos posicionar a marca Chevrolet entre as Top 10 com mais interações no digital. Estreamos no TikTok como o maior canal nacional de automóveis da plataforma e o maior da Chevrolet no mundo. São muitos avanços, todos com um grande time por trás, produzindo conteúdo relevante e uma comunicação que realmente engaja e conecta a marca ao consumidor.

MFT – Você já tem uma bela jornada na companhia, o que mudou nesses últimos anos e o que você atribui a fruto de um processo de transformação?

Hermann – Na indústria automotiva, já mencionei sobre o profundo processo de evolução da mobilidade, que acompanha os novos desafios da sociedade e uma demanda do próprio consumidor. Do ponto de vista do marketing, também passamos por um grande processo de transformação, incluindo toda a digitalização da nossa comunicação e do próprio negócio. Sabemos que as pessoas passaram a criar uma maior afinidade com marcas que compartilham conteúdos interessantes e propósitos verdadeiros. Por isso, estamos numa jornada para ser mais do que uma montadora de carros, mas também disseminar os valores da GM. Temos desenvolvido e implementado ferramentas e tecnologias, por exemplo, que facilitam o acesso à informação e apoiam na escolha e processo de compra. O resultado de todas essas estratégias é uma marca muito mais próxima ao consumidor e da sociedade em geral.

MFT – O que é tendência? Hoje falamos da realidade da mobilidade elétrica, mas o que mais está em perspectiva?

Hermann – Como ponto de partida, é preciso entender que uma companhia como a GM vai além de ser uma montadora de carros atualmente. Todo o negócio está se transformando e agora está baseado em plataformas de tecnologia e inovação para mobilidade. Um dos novos negócios da GM é a Brightdrop, focada em veículos elétricos de pequeno porte para delivery, que já atende marcas como Fedex e Walmart, nos EUA. Com o avanço da tecnologia 5G de altíssima velocidade, por exemplo, as possiblidades de conectividade e integração dos veículos com outros dispositivos e infraestrutura das cidades inteligentes serão ainda maiores, o que trará total disrupção para a mobilidade urbana, acelerando a adoção dos veículos autônomos. A conectividade que temos nos veículos Chevrolet hoje já é capaz de proporcionar uma experiência completa de conveniência e entretenimento, por meio de uma série de aplicativos que já estão embarcados e conectados à experiência de dirigir.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]