Nesta segunda-feira, 5 de abril, o Pinterest está expandindo sua plataforma global de anúncio para o Brasil. Com esse movimento, todas as empresas que atuam no mercado brasileiro poderão criar anúncios na plataforma. Nos últimos meses, o Pinterest vinha testando os formatos com marcas como O Boticário, Eudora, Westwing, Samsung, Itaú, Mobly e Bauducco . Ao Marketing Future Today, André Loureiro, diretor-geral do Pinterest na América Latina, explica sobre a nova fase da plataforma no País com a extensão da plataforma de anúncios.
Marketing Future Today – O que muda com essa nova plataforma de anúncios?
André Loureiro – Os anúncios do Pinterest agora estão disponíveis para o Brasil, e isso significa que empresas de todos os tamanhos, assim como milhares de marcas ao redor do mundo, têm acesso a nossa plataforma de publicidade. São formatos em imagem, vídeo e catálogo de produtos disponíveis para uma audiência de 46 milhões de usuários. Nos últimos meses, nós disponibilizamos os anúncios para um pequeno grupo de empresas brasileiras. Marcas como Itaú, Unilever, Diageo (com Baileys e a Johnnie Walker), Vivo, marcas de beleza como, Natura, O Boticário e Eudora, além de outras que já tinham forte presença orgânica na plataforma como Amaro, Mobly e Westwing.
“Acreditamos que a experiência de compra na internet pode ser mais rica e visual, e que isso retorna em melhores resultados para os anunciantes”
MFT – De que maneira as marcas e criadores poderão impulsionar as ações a partir de agora dentro da plataforma?
Loureiro – As pessoas vêm ao Pinterest para fazer descobertas — para seu guarda-roupa, para sua nova casa e para as próximas férias. Os anunciantes querem ser descobertos e estar presentes nesses momentos, por isso há um alinhamento natural.
MFT – Como isso impacta também os criadores?
Loureiro – Em relação aos criadores da plataforma, nossa visão geral é que a inspiração é a maior influência. Estamos investindo no nosso ecossistema de conteúdo para que possamos permanecer na vanguarda da inspiração. Se tivermos um ótimo conteúdo, os usuários ficarão mais engajados e inspirados, os criadores verão o valor de nossa plataforma e os anunciantes continuarão a nos ver como o único lugar onde a “intenção de comprar” é orgânica.
MFT – Como esse movimento se complementa com outros do Pinterest na região?
Loureiro – O lançamento da publicidade na América Latina é uma prioridade para a empresa globalmente, faz parte de uma agenda de investimento na região e deve vir acompanhada de outras novidades de produto e parcerias em um futuro próximo. Vamos oferecer uma experiência cada vez mais completa para os nossos usuários, criadores e marcas. Por exemplo, há algumas semanas, anunciamos também a expansão da nossa ferramenta de gama de tons de pele para mais treze países, incluindo o Brasil e outros mercados da América Latina, como México, Argentina e Colômbia. A gama de tons de pele é um recurso exclusivo do Pinterest que permite que as pessoas refinem suas pesquisas relacionadas à beleza com base em um conjunto de gamas de tons de pele. Ao aplicar esse filtro, os usuários atualizam os resultados da sua pesquisa para mostrar conteúdo que seja semelhante à gama de tons de pele que você selecionou.
MFT – Quais as oportunidades no Pinterest, sobretudo, agora, enquanto falamos de shop streaming e live commerce?
Loureiro – Acreditamos que a experiência de compra na internet pode ser mais rica e visual, e que isso retorna em melhores resultados para os anunciantes. Especialmente nestes tempos em que passear pelos corredores de uma loja favorita simplesmente não é possível, queremos levar essa experiência aos consumidores. Queremos fazer com que a experiência de compra online pareça a vida real, onde as pessoas podem navegar por diferentes ideias e apresentar as melhores opções para sua próxima compra. Entendo que todo esse movimento de streaming em commerce está alinhado com essa busca por uma experiência mais profunda. Do nosso lado, isso está incorporado na experiência “core” da plataforma e é potencializado ainda mais com o lançamento do nosso formato Story Pins, que oferece aos criadores uma melhor maneira de contar histórias dinâmicas e visuais.
“No Brasil, 55% dos nossos usuários dizem que o Pinterest é uma plataforma que eles usam para fazer compras online, e para 71% deles, o Pinterest é o lugar que eles consultam para descobrir novas marcas”
MFT – Como o Pinterest pode ser uma plataforma complementar aos movimentos de inovação do e-commerce?
Loureiro – Queremos trazer a inspiração como parte da experiência de compra online. Essa é uma característica única do Pinterest e complementa bem o que vem sendo feito no mercado até hoje. Em geral, a venda online ainda é tratada de forma muito transacional, sem encantamento. A história já provou que, apesar de gerar um volume e crescimento rapidamente, sem um fundamento de marca, experiência e serviço, essa estratégia pode custar caro no longo prazo. Não à toa esses valores estão presentes na maioria dos e-commerces de sucesso no mundo. No Brasil, 55% dos nossos usuários dizem que o Pinterest é uma plataforma que eles usam para fazer compras online, e para 71% deles, o Pinterest é o lugar que eles consultam para descobrir novas marcas.