Skip to content Skip to footer

Appnext: as tecnologias na agenda do marketing em 2022

A tão falada transformação digital potencializou plataformas, tecnologias e hábitos. No caso dos apps, essa premissa nunca fez tanto sentido. A vida passou a ser resolvida na palma da mão. E muito mais do que transações, um smartphone permite experiências de forma significativa. Neste contexto, para empresas como a Appnext, que têm o pulso do consumidor e a compreensão da jornada de forma cada vez mais assertiva, tornou-se fundamental o mapeamento de novos hábitos e tecnologias. De acordo com Leandro Cesarini Oliveto (FOTO), Mobile Advertising & Performance Marketing da AppNext, diante deste contexto, é cada vez mais importante reforçar a sinergia entre tecnologia e pessoas.

Marketing Future Today – Qual a perspectiva da Appnext para o ano de 2022 e os principais aspectos de negócios e inovação?

Leandro Cesarini Oliveto – O foco é evoluir ainda mais a nossa plataforma de descoberta de apps. Nós já temos muitas parcerias com OEMs (Original Equipment Manufacturer), dentre elas os maiores players da América Latina. Isso nos torna uma plataforma atrativa para desenvolvedores de aplicativos e marcas parceiras, já que eles ganham acesso a milhares de usuários que verão as nossas recomendações personalizadas de aplicativos diretamente em seus aparelhos. Acredito que 2022 será um grande ano para nós, porque estamos muito à frente na entrega de experiências personalizadas para os clientes. Muitos anunciantes estão tentando fazer isso no momento – e percebendo que, por providenciarem este tipo de experiência personalizada,  atraem clientes fiéis. Queremos continuar demonstrando o quanto as nossas recomendações são poderosas e efetivas, transformando reconhecimento de marca em instalações e compras.

LEIA TAMBÉM: De NFTs ao metaverso: as tendências do marketing em 2022


MFT – Quais os principais desafios de liderança e como a inovação ajudará neste sentido?

Leandro – Pessoalmente, quero ver a Appnext realizando grandes conquistas na América Latina e se expandindo ainda mais regionalmente. Este é um desafio único, já que trata-se de um mercado muito atraente para os nossos concorrentes, devido ao ritmo acelerado em que a penetração dos smartphones vem aumentando.


MFT – Pode indicar como você vê o equilíbrio entre tecnologia e humanização para a companhia nos próximos anos?

Leandro – Como empresa, estamos constantemente nos esforçando para criar uma sinergia entre tecnologia e pessoas. Em termos mais simples, isso significa que precisamos melhorar a experiência do smartphone – tornando os aparelhos uma verdadeira extensão dos usuários. Pesquisas de mercado nos mostram que pessoas desejam que a sua jornada de mobile seja mais customizada e sob medida, e a Appnext está à frente nesse tipo de entrega. Visualizamos para os próximos anos grandes desenvolvimentos em termos da capacidade de inteligência artificial e tecnologia baseada em localização. O impacto de entrega que isso terá na criação de experiências hiper-personalizadas não pode ser subestimado, particularmente nas áreas de e-commerce, saúde e educação.

A curva de adesão cada vez maior dos aplicativos reforça a presença da tecnologia nas dinâmicas de consumo (Crédito: Pexels)

Porém, enquanto avanços tecnológicos facilitaram as nossas vidas de muitas formas, um ponto negativo é que as pessoas não sentem que estão recebendo uma “experiência humanizada.” Por exemplo, muitas pessoas odeiam falar através de “chatbots” porque sabem que estão falando com uma máquina, e sentem que essa ferramenta não consegue resolver os seus problemas individuais. Agora, AI poderia resolver esse problema criando um ajudante automatizado mais sofisticado que se comporta de uma forma idêntica a de um ser humano.

MFT – Qual o desafio do marketing neste contexto?

Leandro – O sucesso no marketing agora depende da entrega de experiências hiper-personalizadas. De fato, o uso do smartphone cresceu significativamente na última década e atualmente se tornou a nossa principal fonte de informação. Isso significa que para as marcas a conexão com a maioria dos seus clientes será feita através de um smartphone — e eles precisam causar um impacto! A Appnext está ajudando anunciantes a realizar essa conexão pessoal. Somos excelentes na aquisição de usuários e retenção porque sabemos como engajar clientes. Nossa ferramenta dirigida por AI ‘Timeline’, por exemplo, utiliza dados do usuário em tempo-real para entregar os aplicativos e serviços mais relevantes no momento de necessidade exato.

LEIA TAMBÉM: MMA Latam terá o primeiro prêmio em NFT do mundo

MFT – Pode indicar algumas tecnologias e tendências que estão no seu radar em 2022?

Leandro – AR  (realidade aumentada) e VR (realidade virtual) irão facilitar a experiência hiper-personalizada dos usuários. Nós já vimos muitas marcas experimentarem esse tipo de tecnologia. O Shopee se tornou um dos maiores aplicativos de e-commerce na América Latina desde sua inauguração no mercado há mais de dois anos. Seu “BeautyCam” é uma ferramenta muito popular que permite que os compradores experimentem virtualmente os cosméticos, podendo assim escolher o produto que mais os favorecem, sem precisar passar o creme em seu rosto. Enquanto isso é apenas uma área que AR tem sido efetivamente implementada, também demonstra a grande variedade de utilidades. AR e VR não são apenas desenvolvimentos tecnológicos – existem aplicações práticas que realmente beneficiam usuários no seu dia a dia.

O 5G será lançado em mais territórios da América Latina em 2022 e até o final do ano, a estimativa é que existirão mais de 15 milhões de conexões de 5G pelo continente. Em Novembro, o Brasil arrecadou $8.5 bilhões de dólares em um leilão de espectro em suas principais companhias como Claro Brasil, Telefônica Brasil (Vivo) e Tim Brasil desembolsando a maior parte do investimento. O impacto que esse nível de conexão terá nas maiores economias da América Latina será gigantesco.

A Inteligência Artificial tem muitas utilidades, mas é particularmente uma ferramenta poderosa no e-commerce. Eu espero que mais aplicativos de vendas explorem maneiras de melhorar as experiências de compra do cliente, oferecendo assistentes virtuais alimentado por AI. Na área da saúde, AI vai ser um divisor de águas – pense como a pressão sob os hospitais pode ser reduzida com a implementação de assistentes virtuais que podem diagnosticar pacientes com a mesma precisão de um médico.  

Super-apps estão crescendo na América Latina, com empresas como Mercadolibre, Rappi e Nubank demonstrando o quão atraente são essas plataformas. O Rappi, por exemplo, começou como um aplicativo que realiza delivery de comida, e agora oferece tudo, desde pagamentos de patinetes até transferência P2P. Houve um crescimento forte de downloads pela região em 2021, enquanto os consumidores estavam mais e mais consolidando onde iriam procurar serviços. Eu espero mais disso em 2022 – aplicativos adicionando mais serviços na esperança de se tornarem o próximo super app da América Latina.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]