Skip to content Skip to footer

“A busca por entender o consumidor é incessante”, diz Patrícia Cardoso

Conhecimento do consumidor. Muitas marcas acham que o possuem, no entanto, o grande desafio é ter intimidade. De acordo com Patricia Cardoso, diretora de marketing da Pernod Ricard e membro do board da MMA Latam, o marketing faz parte de um ciclo de experiência e inovação que deve se retroalimentar constantemente.

Marketing Future Today – Quais são as principais transformações em torno do marketing atualmente e o que você considera mais urgente em sua agenda profissional?
Patrícia Cardoso – O marketing está em acelerada transformação. Há a busca incessante de melhor entender e atender aos consumidores de maneira granular, onde uma boa estratégia de dados tem suma importância. Sem falar na complexidade de inúmeros potenciais pontos de contato com cada consumidor, que muitas vezes são geridos por diferentes times internamente, o que exige extrema coordenação entre áreas para a entrega de uma mensagem consistente, no canal correto e momento certo para ser efetiva.

Patricia Cardoso, diretora de marketing da Pernod Ricard e membro do board da MMA Latam, reforça que o marketing faz parte de um ciclo de experiência e inovação que deve se retroalimentar constantemente

MFT – Como você enxerga o marketing para os próximos dois anos? O que deve estar na pauta das lideranças e o que será decisivo na busca por relevância?
Patrícia – Acredito que há ao menos dois grandes temas na pauta dos próximos dois anos. O primeiro é a continua capacitação interna de todo o time de marketing e áreas correlatas, para que todos tenham a mesma linguagem, conhecimento técnico para abraçar a famosa ‘transformação digital’, acelerar a mentalidade de inovação que é quase infinita no mundo digital, o uso de metodologias ágeis e o pensamento integrado na execução dos planos de comunicação. O segundo tema na busca de relevância é como a comunicação será pensada e executada, com mensagem consistente e culturalmente relevante – através de bons conteúdos; distribuída no canal correto – através da estratégia de mídia (seja paga, compartilhada, ganha ou em canais próprios) e no momento certo para ser efetiva.

Patrícia Cardoso

MFT – Qual sua perspectiva de transformação do marketing e do papel das marcas em um cenário pós-pandemia?
Patrícia – A pandemia acelerou algumas tendencias de consumidor e consolidou outras. Acredito fortemente que o papel da área de marketing será ainda mais chave para responder a um consumidor cada vez mais exigente, conhecedor e que não busca menos que a total satisfação nos produtos e serviços que consome. Para uma marca endereçar todos esses pré-requisitos, novamente a tríade de: conhecimento profundo dos hábitos, atitudes e preferencias do seu público-alvo através de uma boa estratégia de dados, somados a conteúdos localmente e culturalmente relevantes com a boa estratégia de distribuição da comunicação em toda a jornada do consumidor serão os componentes de sucesso para as marcas.

MFT – Pode comentar, dentro desses pilares INOVAÇÃO, GROWTH, DADOS E DIVERSIDADE, como eles se complementam?
Patrícia – Não vejo como eles possam trabalhar isoladamente para uma entrega efetiva. A transformação digital trouxe uma capacidade quase ilimitada de inovar para melhor servir as pessoas. É essa mentalidade é extremamente importante na busca do crescimento sustentável dos negócios e das marcas. Os dados estão aqui para nos ajudar a sermos mais precisos tanto na forma que nos comunicamos e onde nos comunicamos. E as marcas só serão efetivas se abraçarem a diversidade cultural que é tão rica no Brasil, para entregar conteúdos relevantes e promover o diálogo verdadeiro com seus públicos de interesse.

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]