Artista de talento, produtora de conteúdo influente e vencedora de um reality. Tecnologia exponencial com grande potencial de escala e uma dinâmica integrada de serviço e conveniência. São três os principais ingredientes do case recente protagonizado pela Domino´s Pizza. A marca convidou a cantora Jojo Todynho para dar voz à plataforma de pedidos via Google Assistant e Alexa.
O comando principal para acesso à plataforma é “Alexa, iniciar Domino’s” ou “Ok Google, falar com a Domino’s”, em seguida o cliente interage com a voz da cantora para fornecer dados necessários ao pedido. Jojo acompanha o consumidor em todo o processo. Vale lembrar que, nos Estados Unidos, a Domino´s já testou entrega via drones e carros autônomos.
Aqui no Brasil, outras empresas, como a Nestlé, já utiliza skills em voz para fornecimento de receitas e o iFood para serviços de delivery. A Natura também utiliza voz para transações e, disponibilizou, um aplicativo de meditação que pode ser ativado em português e espanhol na América Latina.
Flávia Molina, CMO da Domino´s, explica que a aposta em voice-commerce compõe os investimentos em tecnologia feitos pela marca desde 2020. Na ocasião, a rede lançou a opção de pedidos por WhatsApp e desenvolveu um aplicativo próprio. “Os assistentes de voz tornam o contato com o cliente muito mais próximo. Permite um atendimento ainda mais automatizado, assertivo e eficaz. A tecnologia é um dos principais pilares da Domino’s e seguimos atentos às transformações dos hábitos dos consumidores para oferecer ao nosso público experiências cada vez mais interessantes”, explica. Entenda o projeto, desenvolvido pela Adventures Inc, em três pontos principais: Desafio, Áreas Envolvidas e Ganho ao Consumidor.
Desafio: integração da skill com o e-commerce
Inaiara Florêncio, diretora de plataformas da Adventures Inc, explica que o principal desafio era fazer o lançamento da skill/action de voz integrada com o e-commerce da Domino’s promovendo descontos por meio da tecnologia de voz. “Por ser algo não tão usual em campanhas, atuamos na fronteira da inovação em conjunto com o time da Domino’s, que, por apostar no projeto, trouxe um canal nativo e novo em experiência de compra e consumo”, afirma.
Áreas Envolvidas: criação, estratégia, tecnologia e negócios
A diretora de plataformas explica que o lançamento exigiu interação entre os diversos setores da Adventures Inc em um processo que envolveu desde criação, estratégia, desenvolvimento de tecnologias e negócios. “Esse é um projeto de múltiplas equipes trabalhando integradas. Do lado da Adventures, tivemos time de criação, estratégia, insights, mídia, voice tech, marketing de influência, negócios e produção trabalhando integrados, para construirmos uma experiência nativa. Sempre nos baseando em dados e comportamentos, para, por meio do criativo e tecnologia, criarmos um canal que contribua com os objetivos de negócios da Domino’s”, finaliza a executiva.
Ganho ao consumidor: baixa fricção
“A evolução da tecnologia de inteligência artificial já nos permite aproveitar a baixa fricção na relação homem-máquina dos assistentes digitais para realizarmos transações no segmento de Voice commerce B2C, que tem potencial relevante de crescimento e adesão de consumo em escala “, explica Conrado Caon, CTO da holding Adventures Inc.
Qual o futuro dos assistentes de voz?
De acordo com as projeções da Zion Market Research, o mercado global de voice vai atingir um volume de negócios de US$ 7,7 bilhões em 2025, resultado que vai representar taxa de crescimento médio anual de 39%. Segundo a consultoria, o resultado será influenciado pela tendência de evolução do desenvolvimento das soluções de internet das coisas (IoT) e o crescimento da demanda por smartphones em todo o mundo. O estudo considerou em tecnologia itens como reconhecimento de fala, de text-to-speech e de voz. Em termos de aplicações, levou em conta bots de mensageria, sites e contact centers.